O concurso de projetos do Victorian Coalition Government para re-imaginar a histórica Estação de Trens de Melbourne, a Flinders Street Station, entrou em fase final, à medida que o público recentemente encaminhou seus votos de última hora para o “People’s Choice Award”. Embora cada proposta seja drasticamente diferente entre si, desde o calculado organicismo de Zaha Hadid Architects às curvas sinuosas da cobertura de Herzog & de Meuron, todas elas prometem elevar o status da estação ao século XXI enquanto respeitam seu contexto histórico.
Eleja o melhor e vote no seu favorito na continuação.
Ashton Raggatt McDougall (Melbourne)
“Na consciência local de Melbourne, os relógios, os bondes, a torre e as varandas da Flinders Street Station representam a visão da cidade, de uma Melbourne maravilhosa, de uma glória de outrora.
Nós propomos reestabelecer e reinventar essa glória de outrora e o significado público da estação, não apenas a restaurar, mas a reintegrar também, com uma escola secundária para idosos, um novo passeio junto ao rio, permitindo caminhadas ensolaradas e vistas espetaculares da margem norte do rio, e um jardim na cobertura grande suficiente para servir de habitat para a flora e fauna local... (Leia mais e vote nesta proposta aqui).”
John Wardle Architects + Grimshaw (Austrália e Reuno Unido)
“A estação foi reorganizada para permitir que as características históricas fossem evidenciadas e restauradas, ainda que forte intervenções foram feitas onde eram necessárias para criar as conexões com as novas condições urbanas.
A proposta é finalmente voltada ao seu contexto, respondendo precisamente às diferentes condições da borda do rio e seu entorno, a Federation Square, e a cidade. O padrão das pontes, das passagens subterrâneas, coberturas e o parque orientam à um movimento orgânico entre a cidade e o rio, e estão costurados ao longo de todo o comprimento do terreno... (Leia mais e vote nesta proposta aqui).”
HASSELL + Herzog & de Meuron (Melbourne e Suíça)
“Décadas depois do povo de Melbourne falar sobre "reuniões aos pés dos relógios" na Flinders Street Station, a proposta de HASSELL + Herzog e de Meuron atualiza essa tradição para o séc XXI, transformando o que era apenas um lugar de passagem para um destino em si.
O mérito do desenho geral da proposta pode ser visto em equipamentos como uma nova galeria de arte pública, anfiteatro, lugar para feiras, praça pública e lar permanente para as organizações artísticas e culturais. Mas nós também reestabelecemos a glória do primeiro projeto do séc XIX para a Flinders Street Station... (Leia mais e vote nesta proposta aqui).”
NH Architecture (Melbourne)
“Nosso projeto busca capturar essa alma de Melbourne e criar um novo ponto de referência para a cidade e para o Rio Yarra. Como parceira da Federation Square, será o cartão postal da nova geração para visitantes australianos e internacionais. Uma cobertura envidraçada irá flutuar sobre as novas plataformas da estação, oferecendo proteção comum ao clima de Melbourne, conhecido por ter as quatro estações num mesmo dia. A intervenção será feita sem barrar as vistas históricas do edifício original da Estação ou em direção à margem sul do rio... (Leia mais e vote nesta proposta aqui).”
Eduardo Velasquez + Manuel Pineda + Santiago Medina (Colômbia via University of Melbourne)
“Flinders Street Station se tornou um obstáculo numa cidade que cresceu ao seu redor num ritmo alarmante. Nossa proposta procura tirar partido do potencial deste local central para fornecer a ligação perdida entre alguns dos pontos de referência mais queridos da cidade, enquanto adiciona uma nova característica de valor na paisagem urbana de Melbourne.
O desenvolvimento de um parque urbano por sobre a cobertura das linhas de trem transforma a estação num espaço público de grande uso que é altamente acessível e que engloba o viajante habitual e a experiência do visitante de Melbourne, além de contribuir com seu estatus de uma das cidades mais agradáveis do mundo... (Leia mais e vote nesta proposta aqui).”
Zaha Hadid Architecture & BVN Architecture (Reino Unido e Melbourne)
“Nossa proposta cria um novo lugar que incorpora a urbanidade de Melbourne, com suas peculiaridades, caráter e patrimônio. É desenhada em torno de um novo espaço público que atravessa o terreno, conectando a um novo e revitalizado passeio ao longo do Rio Yarra... (Leia mais e vote nesta proposta aqui).”
A votação termina hoje e o People's Choice Award será anunciado na quinta feira. Ainda não é confirmado se a premiação de júri popular irá influenciar a decisão final do júri oficial.